Notícias

VIII Congresso de Servidores Municipais de Caxias do Sul: Desafios e Lutas da Categoria em Debate

Nesta quinta-feira (6/11), o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul sediou o VIII Congresso de Servidores Municipais, reunindo servidores de diversas áreas do serviço público para discutir as lutas e os desafios enfrentados pela categoria. O evento, que ocorreu no auditório do Sindiserv e teve como objetivo principal fortalecer a mobilização dos servidores e promover um espaço de diálogo sobre as reivindicações e as condições de trabalho para os próximos quatro anos.

A abertura do congresso contou com a presença do presidente da CUT/RS, Amarildo Censi, que falou sobre o momento político atual em todas as esferas: municipal, estadual, nacional e até mesmo internacional, tendo em consideração a eleição do candidato republicando nas eleições dos Estados Unidos. Em seu discurso realizou uma análise sobre o comportamento da população ao que considerou um “olhar distópico” sobre quem está nos espaços de decisão. “No Brasil, 80% da população não têm o ensino médio e acaba sendo influenciada por vídeos de Internet. Um sistema de domínio de captura da atenção das pessoas e que vende qualquer baboseira e esses personagens se elegem, porque a média social está aderente aquela estrutura distópica”, critica.Neste ponto, destacou a importância do servidor público na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Logo após, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, apresentou o balanço de ações dos últimos quatro anos e os integrantes foram divididos mesas-redondas que analisaram e sugeriram novas propostas para integrar o documento final, compilado pelo secretário-geral, Valderês Fernando Leite e pelo diretor de formação, Cristiano Cardoso. Os temas com mais a valorização do servidor e as recentes mudanças nas legislações que impactam diretamente os direitos dos servidores ganharam mais destaques.

Um dos momentos mais aguardados do congresso foi a votação das propostas elaboradas nas plenárias, que abordaram desde a melhoria das condições de trabalho até a necessidade de maiores investimentos em saúde e educação. Os servidores se mobilizaram em grupos de trabalho para elaborar um documento que será entregue à administração municipal, contendo as principais demandas da categoria.

Silvana Piroli destacou a importância da união entre os trabalhadores e a necessidade de se manter a pressão sobre o Executivo e Legislativo para garantir que as reivindicações sejam atendidas. “Hoje mostramos a força da nossa categoria. É hora de lutarmos juntos por um futuro melhor para todos os servidores e para a população de Caxias do Sul”, afirmou.

O congresso também foi uma oportunidade para que os servidores compartilhassem experiências e boas práticas, fortalecendo a rede de apoio entre as diferentes áreas da administração pública. A troca de ideias e a construção de soluções coletivas foram apontadas como essenciais para enfrentar os desafios que permeiam a carreira dos servidores municipais.

Ao final do dia, os participantes deixaram o evento com a sensação de que, apesar dos obstáculos, a luta por direitos e melhorias nas condições de trabalho continua firme e forte. O VIII Congresso de Servidores Municipais de Caxias do Sul se encerrou com a certeza de que a mobilização não cessará até que as reivindicações sejam atendidas.

VEJA AQUI AS PROPOSTAS