Sindiserv participa de oficina sobre IA no Fórum da Pessoa Idosa
Inteligência artificial pode ser uma aliada no dia a dia dos idosos, conforme o palestrante Jorge Mello
Na terça-feira (22), representantes do Sindiserv participaram da Oficina: “IA para Todos: Explorando os Benefícios da Tecnologia na Melhor Idade”, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A palestra foi ministrada por Jorge Mello, engenheiro de software e especialista em geriatria.
Os diretores de Formação, Cristiano Cardoso de Almeida, de Lazer, Jorge Luís Dutra, e dos Aposentados, Inês Schwantes, acompanharam a exposição de Mello, que defendeu a possibilidade da Inteligência Artificial (IA) ser uma aliada nas questões de saúde, entretenimento e assistência domiciliar para idosos. Ele citou benefícios como os sistemas de monitoramento que acompanham sinais vitais, percebem se há algo de errado e podem até chamar ajuda, se necessário.
Sobre o ChatGPT, o engenheiro destacou as capacidades de redação de textos, resumo de livros e função de voz, entre outras funcionalidades que podem ser úteis aos idosos.
A 10ª edição do Fórum Social Mundial da População Idosa (FSMPI) iniciou na segunda-feira, 20, e segue até 24 de janeiro em Porto Alegre, com palestrantes de organismos internacionais. O FSMPI foi criado em 2015 como um desdobramento do Fórum Social Mundial (FSM), que teve sua primeira edição em 2001, em Porto Alegre. O evento tem o objetivo de dar voz aos idosos, considerando a mudança na pirâmide etária nas últimas décadas, devido à queda na fecundidade e natalidade e aumento da longevidade.
“O tema políticas públicas da pessoa idosa é muito relevante no atual contexto e para o futuro. A sociedade precisa olhar com carinho e incluir as pessoas idosas”, destaca o diretor sindical Cristiano Cardoso.
Com informações de Correio do Povo e FSMPI