Servidores aprovam operação padrão e paralisação em maio
Pelo menos 500 servidores públicos do município se reuniram no final da tarde desta quarta-feira, 23, no Largo da Prefeitura. Esta foi mais uma atividade da Campanha Salarial 2025 promovida pelo Sindiserv. A categoria decidiu que estará em operação padrão até 16 de maio, quando está marcado um dia de paralisação das atividades do município.
A presidente do Sindicato, Silvana Piroli, explica que durante este tempo os trabalhadores do município deverão atuar apenas nas atividades em que o regime dos servidores determina para cada área. “A gente vem apresentando nossas propostas e sabemos que tem dinheiro. Não existe impossibilidade de pagar esse reajuste e sim falta de priorização com o trabalho que a gente faz. Existe um descaso completo. Um descaso em não ter os profissionais, um descaso em relação às condições de trabalho, um descaso em relação aos salários. A categoria está farta e não aguenta mais. ”
Durante a atividade desta quarta, a categoria rejeitou a proposta entregue pelo Executivo pouco mais de uma hora antes da assembleia. No documento assinado pela Comissão de Negociação do Executivo Municipal, a prefeitura propôs “a antecipação de 1% (um por cento) na folha de pagamento de junho de 2025, referente à reposição das perdas inflacionárias de 2025” com desconto “no futuro repasse previsto para 2026”, o que foi rejeitado pela categoria.
Já o item 2 do documento diz que o Executivo continuará “estudando os meios de viabilizar financeiramente o Projeto de Lei que visa a atualização e redefinição dos padrões salariais e de cargos. Dessa forma, daremos continuidade à negociação dessa matéria com o Sindicato, para que, assim que possível, possamos dar seguimento”. Em relação à proposta, o Sindicato apresentará um prazo até o dia 16 de maio para uma resposta positiva da Prefeitura.